EMEF Vera Lúcia Carnevalli Barreto
TEMA: ERVAS MEDICINAIS
Estudar as ervas medicinais, seus usos e maneiras de cultivo através do saber coletivo dos familiares dos alunos e da comunidade escolar.
- PROPOSTAS
- Entrevista com familiares e funcionários da escola - levantamento da utilização e cultivo de ervas medicinais
- Coletar ervas e realizar um herbário - Organizar uma horta
Conteúdo da primeira semana
Reunião com professores, e alunos
TEMA: BRINQUEDOS OU TECNOLOGIAS
Oferecer possibilidades de pesquisa a cada turma a partir do material “ Inventários participativos” (Lugares, Objetos, Celebrações,
Formas de Expressão, Saberes).
–
Trabalhar a questão do imaginário infantil pensando em brinquedos, brincadeiras e suas diferentes formas de desenvolvimento.
- PROPOSTAS
- Gerar a partir da exibição do filme “ Território do brincar” ou Tarja Branca, conversas sobre a importância do brincar
- Gerar a partir da exibição do filme “ Território do brincar” ou Tarja Branca, conversas sobre a importância do brincar
- Confecção de brinquedos
- Realizar levantamento de brincadeiras do ciclo familiar, dos próprios alunos e de pessoas que trabalham na escola.
Conteúdo da primeira semana
Reunião com professores, e alunos

Mas, o processo de se entenderem como pesquisadores/as é o melhor. Passam a perceber que pesquisa vai além do Google, que também é útil em muitas situações.

Angela Savastano é uma das responsáveis pela existência do Museu do Folclore de São José dos Campos, criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em 1987, e do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, por causa de sua diversidade, junção de etnias e culturas. Ele nos é ensinado desde crianças, como um conjunto de tradições e manifestações culturais. Possui lendas e mitos, festas populares, danças e cantigas de roda, mas não se trata apenas disso.
Simboliza, de fato, a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo. Para não perder a tradição é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.
TEMA: ESPAÇOS E MEMÓRIAS
Desenvolver o gosto pela cultura popular por meio da divulgação midiática.
- PROPOSTAS
- Produção de paçoca
- Histórias e relatos sobre espaços da cidade, a partir de rodas de conversas e pesquisa.
- Conhecer um pouco mais do folclore e cultura local, por meio de entrevistas, pesquisas e vídeos selecionados (em parceria com outros componentes curriculares e programa Sala de Leitura); - Selecionar um elemento folclórico ou patrimônio cultural local para desenvolver uma peça de propaganda, a ser veiculada em redes sociais. (um por turma = quatro ao todo); - Desenvolver a sequência didática do gênero textual deste bimestre, incluindo a propaganda mencionada como uma das produções intermediárias previstas para o período. Estudar as características marcantes e analisar as potencialidades do gênero de texto para a finalidade do projeto. - Planejar a escrita e contexto semiótico com a turma, textualizar, revisar e editar a propaganda.
Conteúdo da primeira semana
Reunião com professores e alunos
Conteúdo da segunda semana
Sala de Leitura
EMEF Ana Berling / EMEF Vera Lúcia
Profª Carla
Abaixo dois link das Apresentações em PowerPoint
Hoje a manhã foi muito proveitosa e saborosa. Os alunos do 7 ano experimentaram os saberes e fazeres da tradição da paçoca, como parte do projeto do folclore. Uma parceria e tanto: os professores da Emef Vera Lucia Carnevalli Barreto , pais da comunidade: Lucas Samuel Goulart e Marcelo, Museu do Folclore da FCCR e claro, os estudantes que se empenharam em bater no pilão e contar histórias, numa roda deliciosa. Muito obrigada pela parceria!